Vereadores conquistam emendas para a Saúde e Educação da cidade

Em viagem oficial à Brasília na última semana, os vereadores Edson Cordeiro (PRB) e Paulinho da Farmácia (PDT) conquistaram emendas importantes para a Saúde e Educação do Município. Edson Cordeiro conseguiu, juntamente com o Deputado Federal Carlos Gomes (PRB), R$ 300 mil, que serão destinados para a Saúde de Cachoeirinha. De acordo com Edson, “as emendas serão utilizadas na aquisição de remédios, manutenção dos Postos de Saúde, entre outros”. Já Paulinho da farmácia, através do Deputado Federal Pompeo de Mattos (PDT), conseguiu a indicação de uma emenda de R$ 160 mil, que serão destinados ao Colégio Agrícola Daniel de Oliveira Paiva (CADOP). “É um valor que será utilizado na manutenção e melhorias da Escola, visando buscar o melhor atendimento para os jovens que lá estudam”, destacou Paulinho.

Presidente da Câmara recebeu representantes da Amipam

O Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Medeiros, recebeu na tarde de quarta-feira, 23, a visita de Luís Carlos da Rosa e Júlio Cesar Rosa, representando a Associação Amigos do Parque da Matriz. Na reunião, eles apresentaram a entidade ao Presidente, que busca representar o Bairro perante autoridades e órgãos oficiais, além de buscar melhorias para o Bairro. Fernando Medeiros se mostrou a disposição da entidade para dar o melhor encaminhamento para as solicitações dos mesmos.

Deputado Federal Maurício Dziedricki encaminha R$ 270 mil para a educação da cidade

O Deputado Federal pelo PTB gaúcho, Maurício Dziedricki confirmou no final da semana passada uma emenda parlamentar no valor de R$ 270 mil para a educação de Cachoeirinha. Um antigo parceiro político do Vereador Nelson Martini, Maurício está no primeiro mandato na Câmara Federal e é o vice-líder do PTB em Brasília. Os recursos serão destinados para a compra de um novo ônibus escolar junto ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). “É resultado de uma parceria antiga com o Mauricinho. Cachoeirinha agradece os recursos destinados”, frisa o Vereador Nelson Martini.

Presidente da Câmara recebeu representantes do IPREC e SIMCA

O Presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Medeiros, recebeu na última quinta-feira, dia 11, representantes do IPREC e do SIMCA. Na pauta estava a preocupação dos dois órgãos com a sustentabilidade financeira do Fundo do IPREC.

Foi apresentado ao Presidente uma planilha atuarial em que consta a projeção de que poderá já em 2020 - somando a cota mensal patronal mais os financiamentos, a necessidade de praticamente de 6 milhões por mês, o comprometimento do fluxo de caixa do Executivo para com o IPREC, sendo cerca de 3 milhões da cota mensal normal e mais aproximadamente 3 milhões dos financiamentos das dívidas acumuladas. Como encaminhamento, o Presidente repassará a Comissão de Justiça os dados recebidos pelo Instituto e solicitará que a Comissão analise a questão do comprometimento da receita caso chegue novo projeto pautando mais um parcelamento da dívida nos próximos dias.

Conforme o SIMCA e os conselheiros do IPREC, há uma resolução da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda cuja redação traz a necessidade de haver, no corpo do projeto de lei municipal, a possibilidade de retenção do Fundo de Participação dos Municípios a favor do Instituto de previdência, caso o Executivo não pague as cotas patronais mensais, além das parcelas em atraso. “Ao confirmar essa resolução, entendemos ser esse requisito fator indispensável para emissão de parecer favorável da referida Comissão, que tem a tarefa de analisar a legalidade e Constitucionalidades dos projetos que chegam ao Legislativo”, destacou o Presidente Fernando Medeiros.

Além disso, a Mesa Diretora chamará reunião urgente com o Executivo para tratar do assunto, dada a sua magnitude e importância.

“É dever do Legislativo contribuir para esse debate visando auxiliar em tudo que for necessário em favor dos aposentados e futuros aposentados que contribuíram toda a vida para o Instituto e que dependem exclusivamente dele como fonte de renda de suas vidas”, finalizou o Presidente Fernando.

Salão da Perpétuo Socorro recebeu 1ª Sessão Itinerante do ano

Com intuito de aproximar o poder Legislativo da comunidade, a Câmara Municipal de Vereadores, realizou na noite da última terça-feira, dia 25, a primeira Sessão Itinerante do ano. O salão da igreja Perpétuo Socorro recebeu a reunião, que contou com a presença de moradores dos bairros Veranópolis, Imbuy, Eunice e Interior I.

Durante a Sessão, a comunidade teve oportunidade de acompanhar os debates, o que fortalece a democracia. “Queremos seguir fazendo mais sessões como essa nos diversos bairros da cidade, aproximando a Câmara da comunidade e chamando a atenção das autoridades e órgãos competentes para as oportunidades de melhorias a serem realizadas nesses bairros, visando refletir em melhor prestação de serviços ao nosso querido povo que mora na região”, destacou o Presidente da Câmara, Vereador Fernando Medeiros. A ideia é realizar novas Sessões Itinerantes no decorrer do ano em bairros diferentes da cidade.