Ferramenta de Pesquisa

Notícias

GABINETE DA PRESIDÊNCIA RECEBE MAIS UM ENCONTRO DE PASTORES

O Gabinete da Presidência recebeu na manhã desta sexta-feira, 14/05, mais uma edição do Encontro dos Pastores.  Estavam presentes os pastores Mario, João Luiz e Helgar, além de funcionários e servidores

 

 

ROTARY CLUB INDUSTRIAL APRESENTA BALANÇO DE AÇÕES PARA A PRESIDÊNCIA

A Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora Jussara Caçapava (PSB), seguindo sua intensa agenda de compromissos, recebeu na manhã da última quinta-feira, 6, a visita do Presidente do Rotary Club Industrial de Cachoeirinha, Airton Espíndola. O representante do Rotary Industrial apresentou de forma detalhada para a chefe do poder Legislativo Municipal as ações já realizadas e os projetos para o restante do seu mandato na presidência do Rotary. Airton enfatiza que diversas ações sociais e humanitárias foram realizadas pelo Rotary Industrial, sempre focando na comunidade e todas apartidárias.
 

COMUNICADO

TRANSPORTE MUNICIPAL EM PAUTA NA PRESIDÊNCIA

O transporte municipal foi pauta na manhã da última quinta-feira, dia 6, na Presidência da Câmara Municipal de Cachoeirinha. A Presidente Jussara Caçapava recebeu o Gerente da Transbus, Cliferson Pelisson. Jussara conversou sobre diversas reclamações dos usuários do transporte público. Entre as demandas estava a busca por mais linhas na zona Norte. Uma das reivindicações vem dos moradores da avenida Marechal Rondon, que fizeram um abaixo-assinado com quase 100 assinaturas pedindo mais horários da linha que passa pela avenida. O representante da empresa se comprometeu a resolver a reivindicação dos usuários. A Presidente Jussara agradeceu a presença e a colaboração da empresa Transbus.
 
 

 

VEREADOR CRISTIAN WASEM CONVIDA POPULAÇÃO PARA CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A FIBROMIALGIA

Na sessão da última terça-feira, 11, o vereador Cristian Wasem usou seu espaço na tribuna para divulgar e convidar a população de Cachoeirinha para o primeiro Congresso Internacional da Fibromialgia. O encontro será realizado de forma virtual e dedicado a pacientes, familiares, médicos e profissionais da saúde, e deve abordar o entendimento dos anseios dos pacientes e novos tratamentos para quem tem a síndrome.

A inscrição pode ser feita através do site: www.congressofibromialgia.com. A participação no primeiro dia é gratuita. Em parceria com a Libellula Libera, italiana,  o Congresso tratará ainda de assuntos como luto, queixas e abandono do tratamento e o seu impacto social, com abordagem do INPS e INSS.

 

CACHOEIRINHA PIONEIRA

Cachoeirinha ganhou pioneirismo no acesso a políticas públicas quando instituiu as leis 4443/2018 - que estabelece o dia 12 de maio, como o dia de consciência e sensibilização sobre a síndrome da Fibromialgia, e da lei 4509 - que institui que, pessoas com a síndrome tenha preferência em filas e estacionamento. As leis são de autoria do vereador Cristian Wasem/MDB.

Conforme estudo da Sociedade Brasileira de Reumatologia, cerca de 5% da população sofre com a síndrome da Fibromialgia.

 

“Precisamos falar sobre esse assunto. Pacientes sofrem cronicamente com dores pelo corpo, ao ponto de temer abraços e evitar o toque. A dor, persistente e difusa, é sentida, com maior frequência, nos músculos.Estima-se que a doença atinge principalmente mulheres em sua idade produtiva. É importante ficar atento aos sintomas e tratar a doença o mais breve possível. ”, finalizou o vereador.

 

PRESIDENTE JUSSARA RECEBE A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Na manhã da última quinta-feira, dia 6, a Presidente do Legislativo Municipal, a Vereadora Jussara Caçapava (PSB), recebeu no Gabinete da Presidência, a Secretária Municipal de Educação, Rosinha Lipert e a Assessora Técnica Rosângela das Neves. A titular da SMED se colocou a disposição da Câmara para esclarecer sobre o Pacto pela Alfabetização. Na próxima Sessão Ordinária, na terça-feira, dia 11, Rosinha usará a Tribuna para esclarecer sobre o tema.
 

LEGISLATIVO MUNICIPAL REALIZA A 15º SESSÃO ORDINÁRIA

 Na tarde da última terça-feira, 11/05, aconteceu a 15 º Sessão Ordinária, na Câmara Municipal de Vereadores de Cachoeirinha, onde recebeu a Deputada Estadual, Fran Somensi (REPUBLICANOS), que explicou e defendeu o projeto Farmácia Solidária, apresentado por seu colega de partido, Edison Cordeiro (REPUBLICANOS), no Legislativo Municipal. O projeto está tramitando na casa e deve ir a votação na próxima terça-feira, 18.
Esteve presente também a Secretária Municipal de Educação de Cachoeirinha, Rosinha Lipert, que discursou sobre o Pacto pela Alfabetização.
Na Ordem do Dia, três projetos foram aprovados, dentre eles, o Projeto de Lei Legislativo Nº 39/21, do vereador Mano do Parque (PSL), onde ordena que o Poder Executivo disponha a divulgação pública e ampla das informações relativas aos valores das transferências feitas pelo Governo Federal e Estadual ao Município de Cachoeirinha, e sua aplicação referente ao combate ao novo Coronavírus.
Também foi aprovado o projeto de Lei Legislativo Nº 47/21, do vereador Otoniel Gomes (MDB), que tem o objetivo de fixar as exigências mínimas de segurança para o funcionamento de estabelecimentos ou eventos de grande concentração pública, utilizando as brigadas profissionais de Bombeiros Civis, estabelecendo critérios mínimos profissionalizantes na prestação desses serviços em nosso município, conforme prevê a Lei Federal 11.901/2009. E o Projeto de Lei Legislativo Nº 53/21, do vereador Paulinho da Farmácia (PDT), onde determina que sejam equipados com GPS os veículos, caminhões e máquinas das empresas terceirizadas que prestam serviços a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha.

VEREADOR DE SÃO LEOPOLDO VISITA A PRESIDÊNCIA

 

O Vereador Tarzan Corrêa (Republicanos), de São Leopoldo, visitou o Gabinete da Presidência, na manhã desta segunda-feira, 10/05. Acompanhou a visita o Vereador Edison Cordeiro e Paulo Pedroso. A Vereadora e Presidente da Câmara de Vereadores, Jussara Caçapava (PSB), agradeceu a visita dos Republicanos.

PRESIDENTE DA CÂMARA VISITA UNIDADES DE SAÚDE NA ZONA NORTE

Na manhã desta quarta-feira, dia 5, a Vereadora e Presidente da Câmara Municipal, Jussara Caçapava (PSB), esteve visitando as Unidades de Saúde Ildo Caçapava e Odil Silva de Oliveira (que passa a atender casos de Covid-19), ambas na zona Norte da cidade. A chefe do Poder Legislativo Municipal também visitou as instalações da Academia da Saúde, que fica ao lado do posto Ildo Caçapava. O objetivo da visita foi acompanhar de perto os atendimentos e as necessidades de cada Unidade. Nos próximos dias, a parlamentar irá visitar outras Unidades em regiões diferentes da cidade.