Nota Oficial

Sobre o caso de uma assessora legislativa que teve confirmado seu contágio com o novo coronavírus (covid-19) pela Secretaria Municipal de Saúde, a Mesa Diretora esclarece que:

- No dia 14 de maio, foi enviado o ofício 34/2020 e recebido na mesma data pela Secretaria Municipal de Saúde com a seguinte mensagem:

Ao Sr. DYEGO MATIELO

Secretário Municipal de Saúde

Cachoeirinha - RS

Considerando a testagem positiva da servidora S. A., lotada nesta Casa Legislativa, para o novo coronavírus (COVID-19), conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde através do Ofício nº 2530/20/Setor de Vigilância e Epidemiologia, solicitamos que esta Secretaria informe quais os procedimentos técnicos a serem adotados pelo Poder Legislativo municipal neste momento visando evitar a contaminação dos demais servidores deste Poder, haja visto que a Sra. S. A. circulou pelas dependências da Câmara Municipal de Cachoeirinha no período de 04 a 08 de maio, conforme relata o ofício supracitado.

Solicitamos urgência na resposta a este Ofício por parte da Secretaria Municipal de Saúde, em razão da gravidade do caso e da necessidade de rapidez na adoção das medidas que a situação requer.

- Na manhã desta segunda-feira (18), tentamos o contato telefônico diversas vezes com a Secretaria Municipal de Saúde, onde na única vez que obtivemos o contato, nos foi informado que somente depois das 10h30min seria possível dar um posicionamento, o que não ocorreu. Foi enviado um e-mail para a Secretaria da Saúde cobrando um posicionamento referente ao ofício 34/2020 e ainda não obtivemos resposta;

- No último sábado (16), foi realizado o serviço de sanitização em todas as dependências da casa, por uma empresa especializada neste tipo de serviço;

- A Mesa Diretora está orientando que todos os servidores, funcionários terceirizados, assessores e vereadores que sentirem qualquer um dos sintomas relacionados ao novo coronavírus, procure imediatamente o serviço público de saúde, seja uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para que receba as orientações médicas de como proceder em cada caso;

- O município também disponibiliza um aplicativo que pode ser baixado na plataforma Android ou IOS, onde o usuário pode entrar em contato com a SMS e obter orientações caso apresente os sintomas. O endereço para baixar o arquivo http://cachoeirinha-rs.coronavirus.tmp.br

- A Mesa Diretoria está avaliando o sistema de votações eletrônicas nas Sessões Legislativas, enquanto isso, as Sessões Ordinárias continuarão ocorrendo, conforme nova Resolução Legislativa.